O FUMO E ATIVIDADE FÍSICA

O fumo dificulta o processo respiratório e essa dificuldade é tanto mais intensa na razão direta do número de cigarros / dia e do tempo em anos de tabagismo. Quanto mais cigarros por dia e quanto maior a duração do vício, maior será o risco de problemas cardiopulmonares futuros.
Assim fica evidente que os efeitos maléficos são menos pronunciados nas pessoas jovens, porém, a prevenção é o melhor caminho.
Fisiologicamente o prejuízo do fumo na performance do indivíduo está associado:




Ao iniciar a prática de atividades físicas é importante que você faça uma avaliação física, para que possa avaliar o nível de condicionamento físico que você se encontra, possíveis restrições ao esforço, alterações posturais, desequilíbrios musculares; para aí sim realizar exercícios com segurança.
A prática regular fará você entre outras, melhorar a sua condição cardiopulmonar que lhe trará benefícios bastante significativos para a sua saúde. Tudo isto, se estiver associado a diminuição no consumo de cigarros por dia.
Procure praticar atividade física pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos em atividades moderadas e regulares. Atividades físicas moderadas são aquelas que aumentam um pouco os batimentos do coração, deixam você aquecido e respirando um pouco mais rápido do que o normal, mas sem dificuldade.
Exemplos:
Andar - 3,2 km/30min
Hidroginástica - 30 min
Nadar - 20 min
Pedalar - 6,4 km/15 min
Pular Corda - 15 min
Correr - 2,4 km/ 15 min
Subir escadas - 15 min
Limpar/lavar carros - 45/60 min
Lavar vidros/chão - 45/60 min
Jogar voleibol - 45 min
Jardinagem - 30/45 min
Dança rápida - 30 min
Empurrar carrinho de bebê - 2,4 km/30 min
E ENTÃO VAMOS COMEÇAR A TREINAR!!!!!!!!!!!!!
